top of page

Música na água

Música_Na_Água_.png
ciclo da água.jpg

A natureza enquanto inspiração

"A Sagração da Primavera" de Igor Stravinsky, composta em 1913, dividide-se em duas partes e descreve um ritual pagão de sacrifício humano em homenagem à chegada da primavera. Tem por tema os rituais bárbaros com que as tribos da estepe celebravam o renascimento após o Inverno. 

Embora a música tenha sido controversa e até mesmo chocante na estreia, é amplamente considerada uma das obras mais importantes e influentes do século XX.

Imitação de sons da natureza

"A Tempestade no Mar" é um dos concertos para violino e orquestra compostos por Antonio Vivaldi. É o primeiro concerto do conjunto de 12 concertos conhecido como "Il cimento dell'armonia e dell'inventione" (O Desafio da Harmonia e da Invenção), publicado em 1725.

A peça é caracterizada por seus movimentos rápidos e virtuosísticos, que evocam a imagem de uma tempestade no mar. O primeiro movimento começa com uma rápida sucessão de notas em arpejos, que imitam o som das ondas do mar, enquanto o violino solista descreve as rajadas de vento. 

Esta versão do agrupamento Il Giardino Armonico é criativa...

Utilização de sons  da natureza

"Ummagumma" é o quarto álbum de estúdio dos Pink Floyd, lançado em 1969.  Os trechos são  experimentais, com muitos efeitos sonoros e gravações de campo usadas para criar atmosferas sonoras incomuns.

A música de intervenção ambiental

"All the Good Girls Go to Hell" de Billie Eilish foi lançada em 2019 como parte de seu álbum de estreia, "When We All Fall Asleep, Where Do We Go?".

A letra da música é uma reflexão sobre o aquecimento global e as consequências das ações humanas na natureza.

 

A música apresenta uma imagem de anjos caindo do céu, simbolizando a queda da humanidade e seu impacto negativo na Terra.

 

A letra também aborda temas como hipocrisia, moralidade e julgamento, sugerindo que ninguém é livre de falhas e imperfeições.

A natureza como instrumento de consciencialização

A música da London Vegetable Orchestra é uma mistura única de sons orgânicos e eletrónicos, com elementos de música clássica, jazz, música experimental e outros estilos musicais.

 

É um exemplo interessante de como a música pode ser criada a partir de diferentes materiais, incluindo vegetais, e como a criatividade pode ser usada para produzir uma música inovadora e fascinante.

Utiliza vegetais que já não estão em conidções de serem vendidos, como sobras de supermercados e de  produtores locais. 

LUÍS MIGUEL

NUNES

bottom of page